A IMPORTÂNCIA DOS ESCRITORIOS DE CONTABILIDADE NA SOBREVIVÊNCIA DAS MICROS E DAS PEQUENAS EMPRESAS

            Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem histórico, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento, seu futuro; não terá ficha cadastral, como também dificuldade de conseguir empréstimos bancários.

            As funções de um contador ou escritório de contabilidade não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, o contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado.

            Na maioria dos casos o contador está preparado para auxiliá-lo na definição de seu negócio como também nas decisões diárias, mas não deixe a decisão que é sua para o contador, saiba o que é necessário solicitar ao seu contador para a correta tomada de decisão.

            Quando se fala de micro e pequena empresa a tendência é não dar muita importância, pois os órgãos governamentais, também não dão a devida importância. Vamos citar alguns números do que representa a micro e a pequena empresa no contexto da economia nacional.

            No estado de São Paulo, em 2010, conforme pesquisa do Sebrae,  mostra que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade e 58% no seu 5o. ano de vida.  Na comparação com as primeiras edições da pesquisa observa-se tendência de queda na taxa de fechamento de empresas, porém, os resultados indicam que a taxa de mortalidade de empresas ainda é relativamente elevada.

            Estas empresas que fecharam empregavam aproximadamente 350.000 pessoas. Essas empresas deixaram de faturar no ano R$ 14,0 Bilhões, isto representou no ano 1 milhão de carros populares, ou 22 milhões de geladeiras ou 75 milhões de cestas básicas.

            Agora com estes números levantados pelo Sebrae, começamos a dar mais valor para esses empreendedores desamparados ou deixados á própria sorte.

            O Sebrae também citou as principais causas da mortalidade dessas empresas:

            – Falta de Planejamento prévio; isto é, não fizeram nenhum planejamento ou plano de negócio para entrar nessa atividade.

            – Despreparo para a Gestão Empresarial; isto é, não tinham um fluxo de caixa, um controle financeiro, orientação sobre a comercialização, formação de preços adequados, controle de estoques, etc.

           Mas, por que mencionamos no título desse artigo o papel dos escritórios de contabilidade? Porque 100% dessas empresas estão sob os cuidados dos escritórios de contabilidade, os próprios que fizeram a abertura da empresa.

            Devido à falta de valorização dos trabalhos de contabilidade, onde as empresas também não querem pagar o devido trabalho, os escritórios se acomodaram e fornecem o estritamente necessário para cumprir as obrigações fiscais e legais, deixando de orientar com relação à contabilidade gerencial, que são as informações analisadas para tomada de decisões; daí o alto índice de mortalidade das micro e pequenas empresas.

            Vamos fazer algumas colocações para o pequeno empresário que depende totalmente de um contador ou escritório de contabilidade para manter sua empresa dentro da lei e rentável.

            O que poderia fazer o escritório de contabilidade para as pequenas empresas sem onerar muito seus custos, ou talvez com pequeno reajuste na mensalidade? Vamos citar os principais:

            – Confrontar as compras mensais, através dos livros de entradas com as vendas pelos livros de saídas; e verificar se não está com excesso de estoque, isto poderá criar problemas no seu caixa.

            – Orientar o empresário na formação do preço de venda, pois é fundamental embutir no preço todos os impostos, as despesas e o lucro desejado.

            – Montar uma planilha simples de fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro), onde será registrado o saldo atual de caixa (bancos), a previsão das entradas pelas duplicatas ou vendas a receber, e ou previsão de vendas futuras; e as saídas, que são os pagamentos já compromissados e a previsão de gastos, tais como: Matérias primas ou mercadorias, folha de pagamento, encargos, impostos, empréstimos e outras despesas, etc. 

       – Certifique-se mensalmente se os livros fiscais foram escriturados e os impostos calculados, e recolhidos dentro dos prazos, especificados pelos órgãos governamentais federal, estadual e municipal se for o caso. Guarde as originais destes impostos em arquivo em separado e de fácil acesso na empresa, pois quando da fiscalização tenha-os em mãos.

       – Solicite mensalmente o volume de compras e o estoque atualizado em quantidades e valor, este será o seu termômetro para novas compras ou atender aos pedidos extras.

       – Solicite da mesma forma o volume de vendas e o estoque em quantidades e valor, que lhe servira de parâmetro para planejar sua produção, vendas ou serviços.

     – Solicite mensalmente um balancete contábil, ou uma previsão mais perto da realidade, (Vendas, menos impostos, menos custo das mercadorias vendidas, menos despesas,) para saber o lucro do mês, isto vai lhe dar um parâmetro, para verificar se o seu preço de venda foi calculado corretamente ou se suas despesas não estão além do planejado.

            Com estas informações em mãos, sente-se com seu contador ou reúna-se uma vez por mês com o escritório de contabilidade para avaliação do desempenho do mês, comparando sempre com meses anteriores. O que você vai analisar?

           Comece pelas vendas, se foram suficientes para cobrir os gastos do mês ou se há necessidade de incrementá-las; verifique também se você não está vendendo somente produtos de baixa lucratividade, talvez necessite forçar a venda de produtos mais rentáveis, o contador poderá lhe ajudar a identificar esses produtos.

            Depois passe a analisar o custo dos produtos vendidos, se as matérias primas, as mercadorias ou os serviços não subiram, se a folha de pagamento da fábrica continua a mesma, ou se os gastos gerais de fabricação não se alteraram, também aqui a ajuda do contador é fundamental.

            Em seguida passe a analisar as despesas administrativas e comerciais, iniciando-se pela folha de pagamento que normalmente é a maior incidência, tanto para a indústria como para o comércio, as outras despesas administrativas menores também devem ser controladas.

            Outro item importante a analisar é o lucro final já abatido do imposto de renda e da contribuição social, neste caso o contador deverá verificar se a opção feita pelo regime tributário doLucro Presumido ou peloLucro Real é a mais apropriada para que se pague menos imposto, se isto não for verificado e corrigido dentro dos prazos permitidos pela legislação, você poderá estar perdendo dinheiro.

            Note como você pode exigir mais de seu contador ou escritório de contabilidade, além de outros controles e informações necessários, como uma Previsão Orçamentária Anual (Lucros e Perdas), implantação de controles administrativos para melhores decisões, um PCP (Planejamento e Controle de Produção), um Controle de Estoques, etc.

            Essa pequena contribuição será de grande valor para as micro e pequenas empresas, e você começará a monitorar seu negócio dia a dia, evitará ser pego de surpresa no levantamento de balanço que ocorre apenas uma vez por ano.

            O empresário também pode colaborar muito para sua empresa, fazendo cursos de capacitação de gestão de empresas, que são oferecidos pelo Sebrae, peloSimpi-Sindicato das micro e pequenas empresas, pela Fiesp/Ciesp, pela Associação Comercial, ou outras associações de classe.

            Cobre mais destes profissionais eles são treinados para ajudá-lo e assessorá-lo no seu negócio, este pequeno custo vai lhe trazer grandes benefícios.

Autor: Cláudio Raza; contador, economista, consultor, professor Uninove – c.raza@terra.com.br

Tags: , , ,

*Postado Por: Claudio Raza

22 Responses to “A IMPORTÂNCIA DOS ESCRITORIOS DE CONTABILIDADE NA SOBREVIVÊNCIA DAS MICROS E DAS PEQUENAS EMPRESAS”

  1. Great! thanks for the share!

    novembro 16, 2011 at 5:24 am Responder
  2. I’m impressed, I have to say. Actually not often do I encounter a weblog that’s each educative and entertaining, and let me let you know, you’ve hit the nail on the head. Your thought is outstanding; the difficulty is something that not enough people are talking intelligently about. I’m very joyful that I stumbled across this in my search for something regarding this.

    janeiro 10, 2012 at 2:01 am Responder
  3. Recently i came across your article and also have already been reading through together. I wish to express my appreciation of the writing skill as well as capability to make readers study right from the start towards the end. I must read newer articles and to reveal my thoughts along with you.

    janeiro 12, 2012 at 5:01 pm Responder
  4. Very well written post. It will be beneficial to anybody who utilizes it, including me. Keep up the good work – can’r wait to read more posts.

    janeiro 14, 2012 at 11:58 pm Responder
  5. We loved reading your own submit. http://www.lvlouisvuittonoutlets.com/ I’ve reached be honest had been the very first content material in your website I truly liked and exactly where I’d a sense of knowing, know what I am talking about? Anyway, keep up with the posting and I will be back once again.

    janeiro 16, 2012 at 5:03 pm Responder
  6. First off, I would like to thank you in the stellar together with informative entry. I’ll have to admit which usually, We havent noticed relating to this information. We now have noticed a number of new data with regard to cause. Thanks a lot for providing this effective as well as interesting info. We are waiting around regarding other exciting articles because of you against the closest long term.

    fevereiro 1, 2012 at 11:18 am Responder
  7. Very informative and fantastic structure of content , now that’s user pleasant (:.

    fevereiro 1, 2012 at 8:08 pm Responder
  8. This design is incredible! You definitely understand how to keep a reader entertained. Involving the humor and your videos, I had been nearly moved to start my very own blog (well, almostHaHa!) Great job. I truly loved that which you had to state, and most that, the way you offered it. As well cool!

    fevereiro 4, 2012 at 11:55 am Responder
  9. Generally I don’t read article on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, quite nice post.

    fevereiro 17, 2012 at 1:37 am Responder
  10. Hi guys In my opinion this is a great publish I’ll definetely continue reading your own functions, well done. It is crucial to possess quality material on the internet, we can use them like a reliable supply for our projects.Ive read it with pleasure as well as I know Im gonna read all the other stuff you may create, good job guy!.

    fevereiro 17, 2012 at 4:38 am Responder
  11. Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing some research on that. And he just bought me lunch since I found it for him smile Thus let me rephrase that: Thank you for lunch!

    fevereiro 17, 2012 at 3:47 pm Responder
  12. Greeting there administrator, I actually required to actually give a short statement to firmly declare that I adored your particular post. Thanks!

    fevereiro 18, 2012 at 9:57 pm Responder
  13. You can certainly see your expertise within the work you write. The sector hopes for more passionate writers like you who are not afraid to mention how they believe. All the time follow your heart.

    março 15, 2012 at 8:40 pm Responder
  14. Iíll right away grab your rss feed as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Please allow me know in order that I could subscribe. Thanks.

    março 15, 2012 at 8:42 pm Responder
  15. Woh I really like your posts , preserved in order to book marks ! Ill ensure that you put this in great use! Tweeted for the nice site

    abril 7, 2012 at 7:52 am Responder
  16. I have to admit your website is actually exceptional! I’ll undoubtedly arrive again again!

    abril 19, 2012 at 11:45 am Responder
  17. I will right away seize your rss feed as I can not in finding your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Please allow me recognize in order that I may subscribe. Thanks.

    maio 11, 2012 at 7:17 pm Responder
  18. Exactly what I was looking for, thankyou for putting up.

    maio 17, 2012 at 12:41 am Responder
  19. I really desire I had not witnessed this as I really want only one now!

    maio 19, 2012 at 4:11 am Responder
  20. My partner and i consent available Via expecting considerably more

    maio 30, 2012 at 2:07 am Responder
  21. Keep working ,splendid job!

    julho 14, 2012 at 12:40 pm Responder
  22. hi!,I really like your writing very a lot! share we keep in touch extra approximately your article on AOL? I require an expert on this house to solve my problem. Maybe that is you! Looking ahead to see you.

    setembro 5, 2012 at 6:48 pm Responder

Comentários, Dúvidas e Sugestões