Carga Tributária uma questão de gestão competente

   A insensibilidade de nossos governantes, ministros e responsáveis pelo dinheiro público quanto à opressão tributária às pessoas físicas e jurídicas chega a níveis de violência á dignidade dos brasileiros.

    As empresas têm uma carga tributária que inviabiliza qualquer negócio, ainda mais com a concorrência desleal e imoral permitida pelo contrabando e pela entrada de produtos importados por meios legais, mas sem ou com baixa taxação de importação não protegendo assim nosso mercado interno, e países esses que nos impõem altas taxas na entrada de produtos brasileiros para o mercado externo.

    No caso das indústrias, temos em média, dependendo de cada Estado e de sua atividade, as aberrações de 10% de IPI, 18% de ICMS, 10% de IRPJ, 3,65 de PIS e COFINS, 10% de Imposto s/ Importação, 5% de ISS, e somando-se os encargos e contribuições trabalhistas de INSS e FGTS que são sobre a Folha de Pagamento, chegamos a uma carga tributária média de mais de 50%

Tudo isso é repassado no preço dos produtos ou serviços, e o consumidor final irá pagar, como também terá que arcar com a taxação de Imposto de Renda, sobre seu salário que não é Renda, mas o fruto de seu trabalho.

Nota-se que praticamente o consumidor pessoa física, o individuo trabalhador arcará com toda essa carga exagerada, e também com a Educação, a Saúde e a Segurança que a princípio é responsabilidade do Estado.

Mas, por que acontece desta forma em nosso país?

Primeiro, porque 75% da população brasileira, conforme IBGE, não consegue interpretar o que lê, quando consegue ler, isto é, sem cultura e educação é levado pelo marketing político ou pelo discurso.

Segundo, nossos governantes sempre foram políticos despreparados para a Gestão sem conhecimento de Administração e Planejamento a curto e a longo prazo, como também de Finanças Públicas.

Terceiro, é muito mais fácil e cômodo aumentar impostos e contribuições do que controlar os gastos públicos.

Quarto, a irresponsabilidade e a impunidade dos governantes e dos “administradores” públicos que não são responsabilizados pelo mau uso do dinheiro ou comprometendo o orçamento dos próximos governantes.

Mas, o que fazer para reverter essa situação?

Primeiro, nossos governantes devem ser mais técnicos e menos políticos e com formação de Gestão de Negócios Nacional e Internacional.

Segundo, Investimento maciço em educação desde a pré-escola até o ensino médio e em cursos profissionalizantes na preparação dos jovens que já estão fora do mercado de trabalho e será mais uma geração despreparada adicionada a que já temos que estão envelhecendo sem emprego e sem qualificação profissional.

Terceiro, redução dos gastos públicos, principalmente dos Senadores, Deputados e Vereadores, que gastam sem medidas e controle, o país tem caminhado sem esta classe privilegiada que na sua grande maioria não se preocupa com os interesses da nação.

Quarto, abertura de frentes de trabalhos para dar empregos, aos que não tem qualificação profissional específica e não conseguem prover o sustento para a família, sua dignidade está arranhada, exemplos de frentes de trabalho: abertura e manutenção de rodovias federais, estaduais e municipais, recuperação e aberturas de novas ferrovias, transporte barato e que foi esquecido por falta de planejamento, construção de hospitais regionais e ampliação de postos de saúde, para estágio de estudantes de farmácia, enfermagem, medicina, odontologia e outros.

Concluímos que o problema da carga tributária e atual situação brasileira é a necessidade de “Gestão Competente”.

Autor: Cláudio Raza; consultor; professor Uninove, c.raza@terra.com.br

Tags: ,

*Postado Por: Claudio Raza

4 Responses to “Carga Tributária uma questão de gestão competente”

  1. I truly wish I hadn’t witnessed this particular as I really want just one now!

    janeiro 16, 2012 at 7:03 pm Responder
  2. Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Very useful information particularly the last part :) I care for such information a lot. I was looking for this certain information for a very long time. Thank you and best of luck.

    fevereiro 1, 2012 at 6:21 pm Responder
  3. An exceedingly great post. This informative article sums up for me personally exactly what this subject depends upon plus some from the important benefits that can be caused by being aware of it as should you. A friend as soon as remarked that you have a totally different way of thinking whenever you do something for certain as opposed to when youre simply just toying by using it. When it comes to this kind of topic, I believe you are taking, or start to think of, a more professional in addition to comprehensive approach to both what and just how you are writing, which in turn allows you to carry on and get much better as well as manual others who dont know anything about what you’ve shared right here. Thanks.

    fevereiro 8, 2012 at 7:24 am Responder
  4. It’s a really good read in my view, Have to admit that you really are one of the perfect bloggers I ever saw.Appreciate your publishing this interesting article.

    abril 27, 2012 at 4:42 am Responder

Comentários, Dúvidas e Sugestões