COMEÇE A ANDAR PELA SUA EMPRESA E DESCUBRA COISAS INCRÍVEIS.

Quando você, proprietário, sócio, CEO, presidente, “controller” , gestor de uma pequena, média ou grande empresa, deixa de andar pela sua empresa e fica todo o dia envolvido com os afazeres e trancado em uma sala, fazendo reuniões, assinando ou autorizando coisas e só lendo relatórios, com certeza você está começando a perder o olhar crítico de sua empresa.

Mesmo que a administração fique distante da fábrica ou área operacional, sua presença ou ser visto pelos funcionários é muito importante para quem faz parte da equipe.

Você já parou na frente de sua empresa e ficou observando por alguns instantes o comportamento da vigilância, do porteiro, da recepção de pessoas ou materiais; já verificou a limpeza, a aparência e a pintura da frente da empresa?

Já andou pela área produtiva e teve a sensação de que o processo produtivo é limpo, coordenado e principalmente seguro? Verificou, mesmo tendo uma equipe responsável que a parte elétrica visível dá segurança? Não existem gargalos ou entraves na produção que prejudica a entrega final do produto? Tudo isso é dinheiro, ou sobrevivência de seu negócio, e você é o responsável final.

Quando você entra na área administrativa até sua sala, o ambiente é agradável, limpo iluminado, com moveis adequados? Os colaboradores se sentem motivados, são cumprimentados, acompanhados e incentivados?

Se sua empresa tem lojas próprias, franquias ou lojas de conveniências, 24 horas ou não, já fez uma visita como “cliente oculto” ou mesmo como gestor, em horários fora do normal, exemplo de madrugada, domingos?

Convenções ou reuniões de vendas ou projeções do orçamento anual ou planejamento estratégico, são feitos fora do ambiente físico da empresa, com a participação do RH e do Setor Financeiro? Isto não são despesas, são investimentos na equipe.

Nesta pandemia, já analisou o que mudou no comportamento do consumidor de seus produtos, para revisar sua logística e procedimentos internos, revisão do orçamento de vendas e lucratividade final?

Tudo isso parece repetitivo, desnecessário, mas você é a cereja do bolo de sua empresa, você precisa enxergar o que outros não enxergam ou deixaram de enxergar, você é o estrategista da empresa, sua experiência vai muito além do que um gestor comum, enquanto todos visualizam vermelho, você vê verde no final do túnel.

Tudo isso faz a diferença em um CEO, “Controler” ou Gerente Adm. e Financeiro, a visão de futuro, nada está perdido, mas tudo pode ser melhorado ou modificado.

Autor: Claudio Raza: “Controller”, Gestor de Negócios. www.claudioraza.com.brc.raza@terra.

Escreva um comentário