Warning: Creating default object from empty value in /home/claudior/public_html/wp-content/themes/boldnews/functions/admin-hooks.php on line 160

Conhecer os concorrentes é bom, melhor ainda, é cuidar dos clientes, pois estes são os que mantêm seu negócio e com lucro

            Ainda hoje as empresas têm dificuldade de identificar seus concorrentes, achando que somente àqueles com produtos ou serviços idênticos são concorrentes, como também não conseguem identificar seus consumidores reais e consumidores potenciais.

            Vamos citar alguns mercados e identificar os possíveis concorrentes, que deixam confusos os empreendedores:

            Sapatos: seriam só, os fabricantes de sapatos os concorrentes ou, os fabricantes de tênis também, quando se usa tênis, não está usando sapatos, a maior concorrência; e agora com a projeção internacional das sandálias havaianas e outras que estão vindo atrás, as sandálias de couro perdeu um pouco de mercado, como também as botas masculinas e femininas dependendo da região influenciam fortemente no mercado.

            Pastelaria: não só outras pastelarias são seus concorrentes, mas todos os que vendem coxinhas, empadinhas, pizza em pedaços quibes, hambúrgueres, e demais salgados, lances ou refeições rápidas.

            Lojas de Cristais: todas as lojas de presentes para casamento são seus concorrentes.

             Uísque “Old Eight”: todas as marcas como também outros destilados como Vodca, Conhaque, aguardentes (pingas ou bagaceiras), etc.

            Sergio J. Cides, no seu livro Introdução ao Marketing, cita, “Concorrente é, todo produto ou serviço que impede o consumidor de comprar seu produto ou serviço, não apenas àqueles idênticos”.

            Enquanto as grandes empresas ficam “brigando” entre si para mostrar quem é mais criativo, os pequenos mais ágeis ganham ampliando sua participação no mercado, tais como, cervejas, sabão em pó, refrigerantes, esponjas de aço, etc.; algumas empresas esquecem os desejos e as necessidades de seus consumidores.

            Parece fácil identificar seus consumidores, mas é uma tarefa complicada, é ele adulto, criança, jovem, homem, mulher, casado, solteiro, gordo, magro, diabético, hipertenso, rico, pobre, classe média, negro, branco, universitário, trabalhador comum sem instrução, dona de casa que não freqüenta shopping, deficiente, homossexual, evangélico, e onde estão localizados.

            Note quantos alvos tem que atingir para vender seus produtos ou serviços; identificar os consumidores reais e os potenciais é um trabalho árduo; os potenciais são os que precisam ser trabalhos obtendo algumas informações tais como: estão comprando do concorrente? por quê? não estão consumindo? por quê?.

            Poderá também classificá-los em três grupos básicos:

  1. 1.      Demográficos: (idade, sexo, onde mora, etc.)
  2. 2.      Psicológicos: (inibido, extrovertido, indeciso, vaidoso, etc.)
  3. 3.      Hábitos de Consumo: (onde e quando compra, procura preço ou qualidade, etc.

            Com estas informações o perfil dos prospectivos consumidores já está bem definido, é seu público alvo.

Saber o que seu concorrente faz é bom, mas, melhor ainda é cuidar dos seus clientes, pois estes são os que mantêm seu negócio e com lucro.     

 Autor: Cláudio Raza; Mestrado em Comunicação, economista, consultor, professor Uninove –    c.raza@terra.com.br

Tags: ,

*Postado Por: Claudio Raza

10 Responses to “Conhecer os concorrentes é bom, melhor ainda, é cuidar dos clientes, pois estes são os que mantêm seu negócio e com lucro”

  1. I have just found your website and revel in every post. We appreciate your talent.

    janeiro 11, 2012 at 6:08 am Responder
  2. I must say your own weblog is outstanding! I will unquestionably appear back again once again!

    janeiro 12, 2012 at 7:50 am Responder
  3. You made some good elements there. I think most people may concur with your website.

    janeiro 16, 2012 at 6:26 pm Responder
  4. Outstanding! usually I in no way read entire content articles however the way you published this information is simply incredible this also kept my awareness in analyzing and I loved it.

    fevereiro 1, 2012 at 9:15 pm Responder
  5. You made some great factors presently there. I believe most people will concur with your website.

    fevereiro 1, 2012 at 10:59 pm Responder
  6. Well done for posting on this subject. There is not enough content posted about it (not particularly good anyway). It is pleasing to see it receiving a little bit more coverage. Cheers!

    fevereiro 16, 2012 at 8:12 pm Responder
  7. Generally I tend not to discover content on weblogs, nevertheless I’d like to say that this write-up extremely compelled me to look at out and do so! Your composing model has become stunned me. Many thanks, fairly awesome article.

    abril 1, 2012 at 7:38 pm Responder
  8. I was just searching for this information for some time. After 6 several hours of steady Googleing, finally I obtained it in your internet site.

    abril 27, 2012 at 8:17 am Responder
  9. so much wonderful information on here, : D.

    maio 17, 2012 at 1:56 am Responder
  10. I’d like to many thanks for the efforts you’ve invest penning this
    website. I really hope to check out the same high-grade blog articles
    from you down the road as well. In reality, your creative writing abilities has
    motivated me to acquire my unique website now ;)

    Visit my website – FlossieVMyra

    junho 20, 2016 at 4:09 pm Responder

Comentários, Dúvidas e Sugestões