Informações básicas para administrar e tomar decisões na sua empresa.

           Na época em que estamos de globalização, do conhecimento, da informação, a “inteligência de negócios” ou “business intelligence” é fundamental para a sobrevivência no mercado competitivo que os empresários estejam antenados e preparados para administrar seu negócio tomando decisões compatíveis e não se admite ao empresário ou gestor não estar atualizado com as várias ferramentas de gestão.

         O primeiro passoantes de abrir seu negócio ou mesmo agora caso não tenha feito, é conhecer seu negócio mapeando o mercado que pretende entrar, isto envolve várias etapas; levantar seus consumidores ou público alvo, faixa etária, classe social, localização, concorrentes, preços praticados, sazonalidade de consumo, produtos similares ou alternativos que poderiam atrapalhar seu negócio; transformar em oportunidades futuras, as ameaças e as oportunidades que o mercado oferece agora.

         O segundo passoé fazer um Plano de Negócios, isso mesmo colocar no papel todas as informações necessárias para saber a viabilidade do negócio, qual a sua participação no mercado, a rentabilidade dos produtos, como irá fabricar, como irá vender, quais os pontos fracos e fortes da concorrência, e como usá-las a seu favor.

         Terceiro passoé verificar o preço ideal para os produtos, comparando com o preço de mercado, pois é este que comanda, e se o cálculo do preço contém todos os componentes, tais como matérias primas, embalagem, impostos, despesas, lucro desejado, e se este preço será competitivo.

         Para administrar sua empresa ou negócio já em operação, também terá que ter o mínimo de informações ou relatórios para se manter atualizado e tomar decisões mais corretas possíveis.

         A previsão de vendas é a base de tudo, é aí que você irá verificar a sua participação no mercado, o volume de suas operações, o investimento necessário ou se sua área produtiva é capaz de produzir o que foi previsto ou terá que terceirizar a fabricação ou investir em ampliação.

         Ainda dentro da área comercial, terá que manter um controle de vendas por clientes, por região e por produto, para conhecer a participação dos clientes em suas vendas, sua lucratividade, como também não concentrar as vendas em poucos clientes, pois caso um ou dois deixem de comprar, você terá sérios problemas financeiros.

         A lucratividade final de cada produto, após abater todos os custos e despesas e também o imposto de renda, deverá ser analisada mensalmente e comparativamente com os meses anteriores, para verificar qual foi, as política de preços e descontos praticados.

         Com a previsão de vendas em mãos, a área de produção ou planejamento e controle da produção, poderão avaliar seus estoques, e acionar a área de compras.

         A má administração dos estoques tem levado muitas empresas a dificuldades financeiras por falta de informações e planejamento, tanto dos estoques de matérias primas, de embalagens, semi-acabados ou em elaboração, como o produto acabado final, pronto para venda.

         Ainda tem-se a idéia errônea que estoque não é dinheiro, compra-se em excesso, tira-se dinheiro de aplicações financeiras para ficar parado em estoques que só serão utilizados, sabe-se lá, quando, ou produz-se demais porque a empresa tem muito estoque e o produto fica parado só para os empregados da produção não ficarem ociosos; idéia totalmente errada.

         Em algumas empresas, os produtos acabados ou mesmo as matérias primas chegam a ficar parados nos estoques até 23 meses, é uma falta de controle total, é dinheiro parado, e quando chega um pedido com especificações diferentes, você terá que comprar novas matérias primas ou retrabalhar os produtos, é aí que o dinheiro vai para o ralo.

         Quanto á área financeira ou controladoria, dependendo do tamanho e da cultura da empresa, cabe a responsabilidade de levantar e analisar com relatórios práticos e objetivos estas deficiências, para que pare de compras por determinado tempo e ou determinados produtos ou matérias primas, devido ao excesso de estoques.

         A área financeira terá que ter no mínimo um fluxo de caixa, com os saldos bancários, as previsões de entradas de dinheiro, como também a previsão das saídas ou desembolsos, tais como, fornecedores, salários, encargos, impostos, e outras.

         Cabe também à área financeira, baseado na previsão de vendas, montar um “Orçamento Empresarial Anual” ou uma “Previsão Orçamentária” como se fosse um “Demonstrativo de Resultado do Exercício” um “DRE” ou “Lucros e Perdas” como alguns preferem, e manter a diretoria ou o gestor principal informado sobre alguns índices básicos de liquidez financeira, índices econômicos, operacionais e de lucratividade.

         Caso você empresário ou gestor não tenha ainda estas informações mínimas, seu negócio estará em alto risco, e poderá ser engolido pela concorrência ou ter sérios problemas financeiros.

Autor: Cláudio Raza; Mestrado em Administração, economista, contabilista, consultor, professor Uninove. c.raza@terra.com.brwww.razaconsulting.com.br

 

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*Postado Por: Claudio Raza

11 Responses to “Informações básicas para administrar e tomar decisões na sua empresa.”

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