MERCADO PARADO, CLIENTES DISPERSOS O MARKETING FAZ A DIFERENÇA

O marketing é a realização do cliente na busca de sua satisfação e a satisfação difere quanto à classe social, idade, cultura, disponibilidade de tempo, etc.

O homem de marketing é aquele que olha a necessidade do consumidor, define seu público alvo, avalia o produto ideal, fixa preço e estrategicamente faz chegar ao cliente por meio de ações, criação e desenvolvimento de campanhas de publicidades aliadas ou com a participação dos vendedores.

Para que ocorra sem erros toda a empresa deve participar do processo, especialmente o Departamento Comercial com seus vendedores e o Depto de Marketing com as pesquisas, a criação de embalagens e os meios de comunicação.

Não é um trabalho fácil a empresa tem que ter uma equipe coesa e disposta a ouvir, dialogar e ceder quando necessário.

O objetivo final não é mais o lucro, mas o cliente e este é que trará o lucro desejado pela empresa se ele for “encantado” ou plenamente satisfeito.

E o trabalho não termina aí, os concorrentes ficarão incomodados, pois estarão perdendo clientes e você terá que fidelizá-los, pelo preço ou qualidade, por isso a proximidade ao cliente é fundamental, caso contrário todo o trabalho e investimentos irão por água abaixo.

È lógico que a manutenção da propaganda, publicidade em jornais, revistas e TV são proporcionais ao tamanho e a disponibilidade financeira da empresa aliado ao mercado, margem de lucro e o retorno do investimento.

Se você tem um bom produto ou serviço e não faz a divulgação, poucos saberão e seus objetivos e metas não serão alcançados.

Dependendo do tipo de negócio ou produto a localização é fundamental e o SEBRAE pode ajudá-lo a verificar pelo banco de dados próprio se seu endereço é viável para o negócio, produto ou serviço.

Mas agora é a hora do Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital, que usa ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites. O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta; além de facilitar no momento certo a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas.

O marketing digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio. Trabalhar com estratégias online costumava ser um privilégio de empresas mais antenadas e que realmente podiam fazer grandes investimentos, principalmente na criação de um bom site. Hoje, felizmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os pequenos empreendedores podem trabalhar com estratégias de marketing digital.

O Cliente também é atraído e fidelizado pelo Marketing Sensorial, visual, olfato, audição, paladar e a climatização, por isso cuide do visual interno e externo de sua loja fixa, negócio ou empresa, tais como vitrines atrativas, iluminação adequada, ao local ou produto; temperatura agradável, estudo das cores do ambiente e das embalagens, “layout” de fácil visualização e circulação, musica ambiente, aromatização do local, indicação dos preços, provadores, bebedouros, sanitários e medidas de segurança sanitárias contra a pandemia e principalmente vendedores treinados a não pressionar o cliente, mas ajudá-los na sua decisão.

O Marketing será o diferencial competitivo no seu negócio e é muito mais amplo do que as sugestões acima, envolve: pré e pós venda, assistência técnica, relações públicas, logística interna e externa, atendimento ao cliente, marca, logo, benchmarking, endomarketing, marketing reverso e muito mais.

Fontes: caderno do Empreendedor (SEBRAE), 16/12/09 – Rodolfo Benetti –www.organicadigital.com/blog/afinal-como-funciona-o-marketing-digital/

Autor: Cláudio Raza; mestre em comunicação – site: www.claudioraza.com.br e E-mail: c.raza@terra.com.br

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