O Business Process Outsourcing – BPO poderá afetar o mercado dos Escritórios de Contabilidade?

A Terceirização de Processos do Negócio (BPO) é adotada com o objetivo de diminuir custos em tarefas que não sejam relacionadas ao negócio principal da empresa.
Este modelo de gestão é largamente utilizado em países com melhor qualidade de prestação de serviços e com softwares específicos.
Outras metas são o aumento da produtividade, da capacidade de inovação e como vantagem competitiva, tendo em vista que os maiores esforços e o foco da organização ficam direcionados aos seus processos chaves.
As prestadoras de serviços, de BPO, tais como grandes consultorias e auditorias, como também escritórios de contabilidade, podem assumir todas as operações “meio” das companhias, ou seja, tudo aquilo que não faz parte dos seus negócios principais, chamados “core business.”
São prestadoras de serviços cujas atividades vão desde a guarda, digitalização e gerenciamento de documentos até a auditoria dos processos e contas, passando pela gestão da cadeia logística e de suprimentos em plataformas integradas de serviços, infra-estrutura e softwares.
Mas, agora está começando no Brasil, o Business Process Outsourcing – (BPO), nas áreas: contabilidade, finanças, relatórios, folha de pagamento, recursos humanos, contabilidade societária e tributária, que são exclusivamente dos escritórios de contabilidade, como também controladoria e outros serviços que uma organização não deseja ou não precisa executar com recursos próprios; e visando atingir esse mercado, algumas grandes consultorias e auditorias estão recrutando nas faculdades de ciências contábeis, alunos para serem treinados na prestação de serviços BPO.
A pergunta é por que devo terceirizar? A administração gasta muito em despesas fixas e muito tempo com assuntos administrativos e financeiros; também os processos de negócio estão ineficientes devido à competição acirrada de mercado e a tecnologia utilizada é ultrapassada ou há planos para substituir ou atualizar; necessidade de relatórios especiais e acesso a recursos especializados para tomada de decisões.
As empresas estão passando por transformações, fiscais, tributárias e contábeis, também o fisco, além de intensificar os procedimentos de controle e aumentar a fiscalização, tem imposta a tarefa de cumprir complexas obrigações acessórias e adequação a padrões contábeis internacionais.
Em contra partida, tem crescido a busca, por soluções de BPO (Business Process Outsourcing), como forma de aprimorar a qualificação e a eficiência dos serviços de apoio as organizações.
Na terceirização de processos poderá não haver uma diminuição de custos, entretanto haverá um ganho de qualificação e eficiência.
O que podemos entender de tudo isso é; primeiramente abrir-se-á grandes oportunidades para os estudantes de Contabilidade, pois, irão trabalhar em grandes consultorias e poderão aprender muito mais. Em segundo lugar, devido à infra estrutura das grandes consultorias e auditorias, irão com certeza prestar um bom serviço para as empresas que aderirem a esse novo modelo de gestão.
Com relação aos Escritórios de Contabilidade, terão uma concorrência ferrenha, terão que contratar profissionais mais qualificados, investir em equipamentos e softwares para prestar melhores serviços, pagar melhor seus funcionários e melhorar a apresentação física do local de trabalho.
Caso não queiram lutar por esse novo modelo de gestão, poderão atender somente micros e pequenas empresas onde ainda as exigências legais não necessitam de tantas obrigações acessórias.
A realidade está aí, é pegar ou ficar inerte.

Autor: Claudio Raza, Contabilista, consultor e professor Uninove – c.raza@terra.com.br

Tags: ,

*Postado Por: Claudio Raza

Um Comentário to “O Business Process Outsourcing – BPO poderá afetar o mercado dos Escritórios de Contabilidade?”

  1. This paragraph presents clear idea for the new users of
    blogging, that genuinely how you can do having a
    blog.

    Feel free to visit my homepage KevenWBeelar

    junho 20, 2016 at 5:29 pm Responder

Comentários, Dúvidas e Sugestões