ORÇAMENTO BASE ZERO A PARTIR DE AGORA MAIS DO QUE NECESSÁRIO

As empresas estão iniciando ou reiniciando suas atividades, quase tudo novo, provavelmente novos clientes, novos produtos, novo modelo de negócio, novas regras de mercado com poucas ou cortes de gastos; logicamente necessita de um novo Orçamento Anual ou “Budget” e esse deverá partir do zero.

O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma ferramenta de gestão, uma previsão orçamentária ou um “Budget”, projetado sem levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores, é também usado quando se inicia uma empresa e ela ainda não tem histórico de vendas e despesas ou de receitas e gastos.

As principais características são: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

O OBZ é um meio prático de os gestores empresariais não cair na zona de conforto; é uma ferramenta que avalia as reais necessidades ou os excessos nas empresas sem repetir os mesmos números do ano anterior com pequenos acréscimos de 5% ou 10%.

Logicamente é muito mais rápido e cômodo fazer o Orçamento Base Histórica (OBH), mas serve para pouca coisa; você estará colocando como previsão de vendas as mesmas do ano anterior sem levar em conta um Planejamento Estratégico para o ano ou sem levar em consideração como anda seus concorrentes ou novos produtos que serão lançados no mercado afetando diretamente suas vendas.

Principalmente, agora após a pandemia, fazendo OBZero, isto é; você terá a oportunidade de conhecer melhor sua empresa com suas novas vendas e gastos reais enxutos.

As vantagens de se fazer um Orçamento Base Zero (OBZ) são infindáveis, mensalmente ou anualmente você estará acompanhando e monitoramento seu negócio; vamos citar algumas delas abaixo:

– Poderá avaliar seus clientes fazendo programações de vendas e entregas facilitando assim sua programação de compras e produção.

– Irá identificar seu verdadeiro mercado e se existem oportunidades que ainda não explorou.

– Poderá checar as ameaças que seus produtos poderão sofrer devido às pressões externas, tais como: produtos similares, restrições de matérias primas importadas ou não, mudanças de comportamento do consumidor e outras mais.

– Estará avaliando a competência de seus vendedores ou a força e interesse de seus distribuidores, como também a força de seus concorrentes.

– Avaliará melhor o “Mix” de seus produtos, qual realmente é o carro chefe e qual a rentabilidade de cada um.

– Conhecerá a real necessidade, quantidade e qualidade de seus funcionários por departamento.

– Identificará a verdadeira capacidade produtiva de sua empresa, isto é; a quantidade mensal que sua empresa consegue produzir com carga horária e de funcionários, compatíveis com o maquinário disponível.

– Fará uma melhor avaliação e controle de gastos e despesas.

– Terá a certeza do crescimento sustentável econômico e financeiro de sua empresa.

Para a pequena empresa é muito mais fácil e prático implantar o Orçamento Base Zero, pois os gestores dominam facilmente todas as informações decisórias e gerenciais.

Autor: Cláudio Raza; economista e gestor de negócios. www.claudioraza.com.br.

e-mail:  c.raza@terra.com.br;

Escreva um comentário